quarta-feira, 23 de maio de 2012

Configurando JDK e começando a programar com Java

Para começar a programar em java são necessários algumas ferramentas, nesse post vou explicar o mínimo necessário e posteriormente em outro post vou mostrar outras ferramentas melhores que substituiram os itens 3 e 4 da lista abaixo, os itens 1 e 2 são padrões.
  1. Ter um computador com qualquer sistema operacional (Windows, Linux, Mac, ...) instalado.
  2. Instalar um Java Development Kit (JDK) e uma Java Runtime Enviroment (JRE).
  3. Ter acesso ao prompt (shell).
  4. Ter um editor de texto qualquer (Notepad, Wordpad, ...).
1- Partindo do princípio que você já possui um sistema operacional Windows instalado, partiremos para o próximo requisito.

2 - Para instalar o JDK, a primeira dificuldade encontrada por iniciantes será encontrar o instalador na internet, pois existem muitos arquivos parecidos e com nomes quase iguais.
Clique aqui para ir para página ou procure no google por "jdk download" e entre no primeiro resultado que apontar para o site da Oracle (www.oracle.com). Não é necessário se cadastrar no site.

Entre na parte JDK (em vermelho na imagem), se o objetivo for programar desktop ou web. Ao mudar a página irá aparecer diversas opções de JDK para todos os sistemas disponíveis.

No caso Windows, repare que tem versões 32 e 64 bits, escolha a compatível com o seu sistema (Windows XP normalmente é 32 bits e o Windows Vista ou 7(Seven), clicar com botão direito do mouse sobre o ícone do meu computador, selecione "Propriedades", vai ter algo parecido com "Tipo de Sistema: Sistema Operacional de 64 bits").

  • 32 bits (jdk-XuX-windows-i586.exe, onde X é a versão corrente) 
  • 64 bits (jdk-XuX-windows-x64.exe) 
Depois de fazer o download basta executar o arquivo e instalar o que se referir a JDK e JRE apenas, muitas vezes vem outras instalações junto.
Se clicar em NEXT sempre vai instalar programa desnecessário (última imagem abaixo).
  

  
















Configuração:
Depois de instalar o JDK, vamos configurar as Variáveis de Ambiente para que o JAVA funcione corretamente.


Windows 7:
  • Clique com o botão direito em Computador -> Propriedade -> Configurações avançadas do sistema > Variáveis de Ambiente…


Windows XP:
  • Clique com o botão direito em Meu Computador > Propriedades > Avançado (aba) >Variáveis de ambiente




 















Crie a variável do sistema:

  • JAVA_HOME 
"Nome da variável" : JAVA_HOME 
"Valor da Variável": C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_09 (diretório da instalação do JDK)



Edite a variável do sistema: 
  • Path
      "Valor da Variável": ;%JAVA_HOME%\bin; (Atenção: tem que ter UM ponto-e-vírgula antes e outros depois do valor).

Pronto, feche todas as janelas aberta.






3 - No prompt (Iniciar -> Executar -> cmd.exe), escreva "java -version" e depois "javac", deve aparecer algo assim.

Se apareceu o java foi instalado com sucesso, caso não apareceu, tente reiniciar o computador. Se mesmo assim não funcionar, poste sua dúvida nos comentários.

4 - O editor já vem instalado no seu sistema. Por exemplo, o NotePad (Bloco de notas) que pode ser encontrado no meu iniciar do Windows.

Vamos criar nossa classe de teste no Notepad, conforme imagem abaixo. O nome da classe na declaração "public class PrimeiroProgramaJava" deve ser igual ao do arquivo "PrimeiroProgramaJava.java" mais a extensão ".java". Lembre que o java diferencia letras maiúsculas e minúsculas (Case Sensitive).


Criado a classe, verificamos no diretório que existe apenas uma arquivo.


Ao utilizarmos o javac, que é o compilador java, para compilar a classe java. Deve ser executado de dentro do diretório onde estão os arquivos. Acompanhe abaixo.

Após compilar a classe, mais um arquivo é gerado com o mesmo nome do arquivo criado, porém com extensão ".class".
Criado o bytecode, que é o arquivo que a JVM (Java Virtual Machine) lê, vamos executar utilizando o comando "java -cp . PrimeiroProgramaJava". Nesse momento não deve se digitar a extensão, pois o java vai procurar algum arquivo ".class" com o nome passado.


Pronto, executou com sucesso e mostrou a mensagem que foi programada para aparecer.


Possíveis erros:

Se receber uma mensagem "Bad command or file name" ou "javac: command not found", seu JDK não deve ter sido instalado corretamente, leia novamente esse tutorial e verifique se não esqueceu de algum passo.

Se ocorrer o erro "connot read: PrimeiroProgramaJava.java", certifique-se de estar rodando o comando de dentro do diretório onde está o arquivo. Ou verifique o tipo do arquivo se é .java.

Se ocorrer uma "java.lang.NoClassDefFoundError" verifique se o nome do arquivo e da class criada estão escritas de forma idêntica, incluindo letras maiúsculas e minúsculas.

Se aparecer uma mensagem "PrimeiroProgramaJava/java", certifique-se de ter digitado "java PrimeiroProgramaJava" apenas sem o .java no final.

Uma dica para quando for programar e ocorrem muitos erros na compilação "javac", basta usar o seguinte comando "javac PrimeiroProgramaJava.java 2> erros.txt", nesse caso os erros serão salvos no arquivo erros.txt no mesmo diretório em que tiver sendo executado o comando.


3 comentários:

  1. O que fazer quando em várias tentativas de execução após também alguns download diferentes só dá a mensagem: " O Windows® installer encontrou um problema e precisa ser fechado. "?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser algum problema no seu computador, tente instalar outro programa sem ser o JDK e veja se ocorre o mesmo problema. Se ocorrer também o problema é do pc. Verifique se a versão baixada é a correspondente ao seu sistema operacional e versão (32 ou 64 bits).

      Excluir
  2. Muito boa a explicação, não estava conseguindo configurar as variáveis.
    Vlws

    ResponderExcluir